Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

Simulador de aposentadoria do INSS volta a funcionar após atualização tecnológica

A ferramenta havia sido suspensa temporariamente como parte do processo de modernização da infraestrutura digital da Previdência

há 2 dias

Amanda Martins

Simulador de aposentadoria do INSS volta a funcionar após atualização tecnológica
Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES
Publicidade

O Ministério da Previdência Social informou que o simulador de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi reativado nesta quarta-feira (4), após ter ficado fora do ar desde o fim de semana para manutenção e atualização tecnológica dos sistemas da Dataprev. A ferramenta havia sido suspensa temporariamente como parte do processo de modernização da infraestrutura digital da Previdência.

Segundo o Metrópoles, o sistema passou por uma migração para uma plataforma mais moderna, com o objetivo de oferecer maior estabilidade e segurança aos usuários. O simulador é um serviço gratuito e pode ser utilizado por qualquer cidadão interessado em estimar quanto tempo ainda falta para alcançar a aposentadoria.

A ferramenta considera dados como idade e tempo de contribuição registrados na base do INSS para calcular as possibilidades de aposentadoria. Caso o contribuinte deseje alterar informações para realizar uma nova simulação, como sexo, idade ou períodos de contribuição, é possível editar os dados clicando no ícone de lápis ao lado das informações e selecionar a opção “Recalcular”.

O INSS reforça que o resultado apresentado pelo simulador tem caráter apenas informativo e serve exclusivamente como estimativa, não garantindo o direito à concessão da aposentadoria. Os dados exibidos devem ser usados como referência para o planejamento previdenciário do segurado.

O acesso ao simulador pode ser feito pelo site oficial do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS. Para utilizar o serviço, é necessário realizar login com a conta Gov.br, utilizando CPF e senha. No menu principal, o usuário deve buscar pela opção “simular aposentadoria”, onde o sistema cruzará automaticamente as informações do extrato de contribuições e apresentará os resultados com base nas regras de transição da reforma da Previdência em vigor em 2026.

Compartilhe:

Leia também

Filho de Eliza Samudio propõe trocar pensão por paradeiro do corpo da mãeSegundo madrinha, jovem abriria mão de pensão do goleiro Bruno em troca de informações sobre localização dos restos mortais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Simulador de aposentadoria do INSS volta a funcionar após atualização tecnológica | D'PontaNews