Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

Inscrições do Fies 2026 terminam nesta sexta-feira para financiamento no ensino superior

Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre e é voltado a estudantes de faculdades privadas com avaliação positiva pelo MEC

há um dia

Amanda Martins

Inscrições do Fies 2026 terminam nesta sexta-feira para financiamento no ensino superior
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Publicidade

Os estudantes interessados em financiar as mensalidades do ensino superior em instituições privadas têm até as 23h59 desta sexta-feira (6), no horário de Brasília, para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026. Segundo informações da Agência Brasil, o programa é voltado a cursos de graduação em faculdades que aderiram à iniciativa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login na plataforma Gov.br e indicação de um e-mail pessoal válido. O candidato pode escolher até três opções de curso e alterar as escolhas até o encerramento do prazo. A pré-seleção, no entanto, será feita para apenas uma opção de curso, turno, local e instituição.

Ao se inscrever, o candidato deve informar obrigatoriamente dados de perfil, como etnia ou cor, se é quilombola, pessoa com deficiência e se já concluiu ou não o ensino superior. Em 2026, o Ministério da Educação ofertará mais de 112,1 mil vagas para financiamento, sendo 67.301 destinadas ao primeiro semestre, distribuídas em 1.421 instituições e quase 20 mil cursos. As vagas não preenchidas poderão ser ofertadas no segundo semestre.

Podem participar do processo seletivo candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação. Também é exigida renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Para vagas destinadas a pessoas com deficiência, é necessária a comprovação por meio de laudo médico com o código da Classificação Internacional de Doenças (CID).

A classificação será feita com base na nota do Enem, respeitando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Terão prioridade candidatos que não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram financiamento estudantil, seguidos daqueles que já foram beneficiados e quitaram o contrato, além de graduados que não usaram ou já quitaram o Fies.

O processo seletivo também contempla o Fies Social, que reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Nesses casos, é possível solicitar financiamento integral, com cobertura de até 100% dos encargos educacionais, desde que a renda declarada seja confirmada pela instituição.

O resultado da chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre 20 e 24 de fevereiro. Quem não for convocado nesta etapa integrará automaticamente a lista de espera, com chamadas previstas entre 26 de fevereiro e 10 de abril, conforme a disponibilidade de vagas.

Compartilhe:

Leia também

Filho de Eliza Samudio propõe trocar pensão por paradeiro do corpo da mãeSegundo madrinha, jovem abriria mão de pensão do goleiro Bruno em troca de informações sobre localização dos restos mortais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia