Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

Banco Master: MPF cobra medidas para ressarcir aposentados e pensionistas

Recomendações foram enviadas ao INSS e à liquidação do banco após indícios de irregularidades em cerca de 250 mil contratos de crédito consignado

há 2 dias

Amanda Martins

Banco Master: MPF cobra medidas para ressarcir aposentados e pensionistas
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Publicidade

O Ministério Público Federal (MPF) expediu duas recomendações para garantir o ressarcimento de aposentados e pensionistas que tiveram valores descontados em contratos de crédito consignado do Banco Master. A medida ocorre diante da estimativa de que cerca de 250 mil contratos apresentem indícios de irregularidade ou fraude.

Segundo o Metrópoles, as recomendações foram encaminhadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e às autoridades responsáveis pela liquidação do conglomerado financeiro. O objetivo é assegurar que os valores eventualmente descontados de forma indevida sejam devolvidos aos beneficiários de maneira prioritária.

Entre as orientações, o MPF recomenda que o INSS solicite à autoridade liquidante do Banco Master a habilitação dos créditos extraconcursais. Além disso, pede que os responsáveis pela liquidação reconheçam a dívida e façam a reserva de recursos suficientes para garantir o ressarcimento dos aposentados e pensionistas afetados.

Na recomendação, o Ministério Público Federal alerta para a alta probabilidade de insuficiência de recursos das instituições em liquidação e destaca a necessidade de preservar, no quadro geral de credores, os valores destinados às restituições antes da exaustão do ativo. Segundo o MPF, a medida é essencial para garantir a devolução de recursos subtraídos ilicitamente de consumidores vítimas de contratações indevidas de empréstimos e cartões de crédito consignados.

O INSS e as autoridades responsáveis pela liquidação do Banco Master têm o prazo de dez dias para informar ao MPF se irão acatar as recomendações. Uma cópia do documento também foi encaminhada ao Banco Central.

Compartilhe:

Leia também

Filho de Eliza Samudio propõe trocar pensão por paradeiro do corpo da mãeSegundo madrinha, jovem abriria mão de pensão do goleiro Bruno em troca de informações sobre localização dos restos mortais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Banco Master: MPF cobra medidas para ressarcir aposentados e pensionistas | D'PontaNews