Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Política

“É hora de ocupar espaços estratégicos no Congresso”, afirma Arilson sobre disputa à Câmara

O anúncio foi feito ao lado de lideranças e apoiadores, após articulação nacional do PT para ampliar a representação no Legislativo Federal

há 4 horas

Redação

“É hora de ocupar espaços estratégicos no Congresso”, afirma Arilson sobre disputa à Câmara
Foto: Divulgação
Publicidade

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (06), sua pré-candidatura a deputado federal. O comunicado foi feito ao lado de lideranças políticas, apoiadores e integrantes de seu grupo político, após a tradicional reunião anual de planejamento do mandato, realizada em Apucarana. Arilson irá disputar uma das 30 vagas do Paraná na Câmara dos Deputados nas próximas eleições.

A confirmação do nome ocorre em meio às articulações nacionais do Partido dos Trabalhadores para fortalecer a base governista no Congresso, atendendo a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No Paraná, as negociações têm sido conduzidas pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), que abriu mão da disputa à Câmara Federal para concorrer ao Senado.

Presidente estadual do PT, Arilson destacou que a decisão é resultado de uma construção coletiva e tem como objetivo ampliar a representatividade do partido na Câmara dos Deputados. Segundo ele, além da reeleição do presidente Lula, a governabilidade passa pela eleição de parlamentares alinhados à agenda de reconstrução do país. O deputado ressaltou ainda que as articulações seguem em andamento e devem se intensificar nos próximos meses.

Arilson está em seu segundo mandato como deputado estadual e possui trajetória consolidada em Brasília. Entre 2014 e 2016, foi chefe de gabinete de Gleisi Hoffmann durante o mandato dela como senadora, além de ter atuado como chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná e como assessor parlamentar de Enio Verri na Assembleia Legislativa.

Na avaliação do parlamentar, essa experiência permitiu ampliar a atuação do mandato para além da Assembleia Legislativa. Como exemplo, citou a articulação realizada junto ao Ministério da Fazenda para a redução da dívida do município de Apucarana. No Legislativo estadual, Arilson se destaca pela atuação fiscalizadora sobre o Executivo, oposição a processos de privatização de empresas estratégicas, como Copel e Celepar, defesa da transparência pública e posicionamento contrário aos atuais modelos de concessão de rodovias.

Segundo o deputado, essas bandeiras continuarão sendo defendidas em uma eventual atuação na Câmara dos Deputados. Arilson afirma que a pré-candidatura surge do diálogo com movimentos sociais, lideranças políticas e da confiança construída ao longo de sua trajetória pública.

Galeria de Imagens:

whatsapp-image-2026-02-06-at-180735-1

Leia também

Você é de esquerda ou direita? D'Ponta lança ferramenta para eleitor descobrir seu perfil políticoCom linguagem simples e foco na educação cívica, a 'Bússola Política' permite que o cidadão entenda seu posicionamento em relação a temas econômicos e sociais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia