{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Paraná

Pesquisa mostra nomes viáveis para as eleições de 2026 no Paraná

A pesquisa indica Alexandre Curi como o candidato com mais competitividade entre os possíveis apoiados pelo governador Ratinho

há 19 horas

Publicado por Lucas Ribeiro

Publicidade
Pesquisa mostra nomes viáveis para as eleições de 2026 no Paraná
Orlando Kissner/Alep.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, é o nome mais viável do PSD para a eleição ao Governo do Estado em 2026. Pesquisa do Instituto Opinião, divulgada nesta segunda-feira (15), mostra Curi com mais que o triplo das intenções de voto do secretário das Cidades Guto Silva, mesmo com todo esforço de alas do Palácio Iguaçu para emplacá-lo como candidato. O Instituto de pesquisas simulou cenários com quatro diferentes candidatos do PSD e Curi foi o que apresentou o melhor desempenho.

Quando apresentado como único candidato do partido do governador Ratinho Junior na disputa, Alexandre Curi atingiu 16% das intenções de voto, ante 34% de Sergio Moro (União) e 24% de Requião Filho (PDT). O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca atinge os mesmos 16% quando é o único nome do PSD. Mas a diferença para Moro é maior, com o senador chegando a 36% e Requião Filho ficando nos mesmos 24%.

Guto Silva, quando colocado na mesma situação, soma apenas 5% das intenções de voto. Quando o candidato governista é o vice-governador Darci Pina, atinge 4%. Os dois cenários indicam possibilidade de eleição de Moro já no primeiro turno. Na consulta espontânea, o preferido é Ratinho Junior (12%), que não pode concorrer. Depois aparecem o senador Moro (3%) e Requião Filho (2%). Curi e Greca foram indicados por 1% dos entrevistados e Silva não foi lembrado.

A pesquisa do Instituto Opinião mostra o potencial de crescimento do candidato do PSD quando seu nome for confirmado pelo partido e encampado pelo governador. Segundo a pesquisa, 35% dos entrevistados afirmaram que votariam no candidato indicado por Ratinho Junior. Outros 48% indicaram que poderiam votar, mas dependendo do candidato, mostrando que a transferência de votos não seria automática e que o governador não pode se dar ao luxo de indicar qualquer nome.

Confronto direto - O Instituto Opinião simulou, ainda, um quinto cenário, com mais nomes na disputa e com Alexandre Curi enfrentando Guto Silva – o que ocorreria caso o nome que não seja escolhido pelo PSD busque viabilizar sua candidatura por outro partido. Neste quadro, a vantagem do presidente da Assembleia fica ainda mais evidente, com Curi somando 11% e Guto apenas 2%, ficando atrás, ainda, de Paulo Martins (Novo) e empatado com Ênio Verri (PT).

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Alep firma convênio e garante atendimento psicológico às vítimas de tornado em Rio Bonito do IguaçuAção da Frente Parlamentar de Proteção à Saúde Mental levará equipes especializadas ao município a partir de janeiro, por cerca de 90 dia
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia