Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Geral

Itaipu participa de Conferência das Nações Unidas no Catar

há 24 dias

assesoria

Itaipu participa de Conferência das Nações Unidas no Catar
Chefe da Assessoria de Compliance da Itaipu Binacional, Alexandre Mugnaini
Publicidade

O chefe da Assessoria de Compliance, Alexandre Mugnaini, representou a Binacional como coorganizadora de painel oficial na 11ª Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (CoSP11), realizada em dezembro passado

A Itaipu Binacional participou, entre 15 e 19 de dezembro de 2025, da 11ª Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (CoSP11), realizada em Doha, no Catar. O encontro, principal fórum internacional dedicado ao enfrentamento da corrupção, reuniu cerca de 2.600 participantes de quase 170 países e 134 organizações da sociedade civil.

A empresa foi convidada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para coorganizar um side event oficial, realizado em 18 de dezembro, com o painel “Cooperation for Integrity: Oversight Mechanisms Driving Sustainable Change”. A atividade debateu mecanismos de supervisão e governança capazes de promover mudanças sustentáveis no combate à corrupção. O painel foi moderado pela representante do UNODC Brasil, Sávia Cordeiro-Grossnick, e contou com a participação de Alexandre Mugnaini (Itaipu Binacional), Renata Elias Citriniti (Petrobras) e Munira Ali (Associação das Autoridades Anticorrupção da África Oriental).

Durante o evento, Mugnaini apresentou cases da Itaipu relacionados aos Programas Itaipu Mais que Energia 1 e 2 e aos editais de patrocínio, destacando como processos de seleção transparentes, supervisão centralizada e indicadores socioambientais contribuem para fortalecer a integridade e a confiança pública na gestão da empresa.

“A experiência que apresentamos demonstrou como processos de seleção transparentes, supervisão centralizada e resultados mensuráveis reforçam a confiança pública e promovem uma governança mais sustentável”, afirmou Mugnaini.

Segundo ele, o sistema de integridade da Itaipu opera como pilar das iniciativas socioambientais da Binacional, conectando práticas de compliance a aspectos de controle social, exigências de conformidade, auditorias internas e externas e uso responsável dos recursos destinados a projetos.

A CoSP11 registrou número recorde de 117 eventos paralelos e resultou na adoção de 11 resoluções por consenso, incluindo a nova fase do Mecanismo de Revisão da Implementação da UNCAC e a Declaração de Doha, que trata dos desafios e oportunidades trazidos pela inteligência artificial no combate à corrupção. A próxima edição da conferência será realizada em 2027, no Uzbequistão.

Compartilhe:

Leia também

Inusitado: cobertura de acidente termina em briga entre jornalistas no MTA situação envolveu Fernando Itamir, do portal Sinop Urgente, e Joca de Souza, comunicador independente
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Itaipu participa de Conferência das Nações Unidas no Catar | D'PontaNews