Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Curitiba e RMC

“Cuidar da vida vem em primeiro lugar”, diz Eduardo Pimentel em reunião sobre atendimento integrado à população em situação de rua

Prefeito reuniu cerca de 150 servidores para alinhar a aplicação da portaria que regulamenta a internação involuntária e o trabalho intersetorial

há 5 horas

Amanda Martins

“Cuidar da vida vem em primeiro lugar”, diz Eduardo Pimentel em reunião sobre atendimento integrado à população em situação de rua
Foto: Hully Paiva/SECOM
Publicidade

Na manhã desta sexta-feira (6), o prefeito Eduardo Pimentel reuniu equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e das secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Desenvolvimento Humano (SMDH) para fortalecer o trabalho intersetorial dos servidores envolvidos na aplicação da Portaria Conjunta nº 2. O documento estabelece critérios e fluxos para a internação involuntária de pessoas com transtornos mentais, associados ou não ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

O encontro, realizado na sede da FAS, contou com a participação de cerca de 150 servidores, entre profissionais da abordagem social, equipes do Consultório na Rua e trabalhadores da política sobre drogas. A reunião teve como foco o alinhamento das equipes, a segurança dos servidores e o fortalecimento do trabalho integrado, diretriz central da atual gestão municipal.

Durante a conversa, o prefeito destacou o compromisso da Prefeitura com a atuação conjunta, o respeito à legalidade e o cuidado com a vida. Eduardo Pimentel ressaltou que a portaria foi construída com responsabilidade técnica e jurídica, garantindo respaldo aos servidores e dignidade às pessoas atendidas, além de reforçar que a internação involuntária é um instrumento de exceção, aplicado de forma criteriosa e com protocolos claros.

A intersetorialidade foi o eixo central do encontro. Representantes das secretarias detalharam suas atribuições dentro da Portaria nº 2, publicada em 19 de dezembro de 2025. O corregedor-geral da Prefeitura de Curitiba, José Carlos do Nascimento, apresentou o embasamento legal da norma e destacou o caráter inovador da iniciativa, ao integrar diferentes áreas com diretrizes claras e garantia dos direitos fundamentais do cidadão.

O fortalecimento das equipes também foi enfatizado pelas lideranças. O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, afirmou que o encontro reforçou o diálogo com os servidores. Já a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, destacou a integração entre o SUS e o Suas, enquanto a secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato, ressaltou que a portaria é resultado de um processo coletivo construído ao longo de 2025.

Durante o encontro, também foram apresentados os fluxos de atuação na ponta. A coordenadora de Saúde Mental da SMS, Luciane Sydor, explicou o plano conjunto de cuidado voltado à recuperação da autonomia das pessoas atendidas. Representantes da FAS e da SMDH detalharam as ações de abordagem social, prevenção, encaminhamentos e reinserção social, reforçando a importância do trabalho integrado para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe:

Leia também

Curitiba ganha novo grupamento de drones para reforço da segurança pública"Curitiba está se preparando também para comprar drones para a Guarda Municipal de Curitiba, a tecnologia será usada para reforçar a segurança”, adiantou o prefeito Eduardo Pimentel durante o evento
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia