há um dia
Gabriel Aparecido

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, inaugurou nesta segunda-feira (15), a nova fábrica de vidros da Ambev, em Carambeí. Com um investimento total de R$ 1 bilhão, a construção da indústria contou com apoio do Governo do Estado, que se torna a primeira do segmento de vidros no estado. Deverão ser produzidas garrafas de cervejas de segmentos premium e zero álcool de marcas como Stella Artois, Spaten, Corona e Original.
Durante coletiva, o governador destacou que o estado vive um bom momento e tem se tornado uma vitrine para a chegada de novos investimentos. "Uma fábrica dessa representa mais que um grande investimento, representa trabalho, geração de emprego, desenvolvimento para a região", enfatizou. Ele complementa que, neste momento, o Paraná mostra a força da industrialização, sendo o terceiro no país.
A Fábrica de Vidros da Ambev deve garantir até 400 empregos diretos para a população. Para o governador Ratinho Junior essa é a demonstração do fortalecimento do setor cervejeiro do estado. "Porque não basta a gente produzir a cevada, nós temos que industrializar tudo isso", frisou. Por ano deverão ser produzidas uma média de 600 milhões de garrafas em diferentes cores e formatos, como long necks e 600ml.
Além disso, a fábrica começa suas operações com 100% de energia elétrica renovável, preparada para funcionar com biocombustíveis e com fornas de alta eficiência energética. As garrafas produzidas em Carambeí deverão contar com pelo menos 20% de vidro reciclado em sua composição, podendo chegar a 80%. Segundo a indústria, o objetivo é reduzir a emissão de CO₂, incentivando a cadeia de reciclagem de vidro.
"O Paraná tem se esforçado bastante para trazer esse perfil de indústria. Insdústrias que tenham esse compromisso com a sustentabilidade, até porque o Parná passou a ser uma grande referência nessa área", ressaltou o governador.
Para além da Ambev, Ratinho trouxe em sua fala, ainda, novas indústrias que já confirmaram suas intalações no estado nos próximos meses, como a Nissin, a LingLong Pneus e a XBri. "A maior fábrica do mundo da Nissin vai ser instalada aqui nos Campos Gerais e já está sendo construída. A previsão é que inaugure em dezembro do ano que vem [2026]", salientou. Para ele, um bom incentivo fiscal do estado na região, unido com uma mão de obra qualificada, possibilitou a instalação novas indústrias.