Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

Alexandre de Moraes vota para manter prisão de Bolsonaro: "Patente desrespeito à Justiça"

há 2 meses

Giovanni Cardoso

Alexandre de Moraes vota para manter prisão de Bolsonaro: "Patente desrespeito à Justiça"
Foto: Rosinei Coutinho/STF
Publicidade

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta segunda-feira (24) a analisar o referendo da decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A sessão ocorre em plenário virtual, com previsão de término às 20h.

A prisão preventiva foi decretada no sábado (22) pelo relator, com base em fatores que indicariam risco de fuga, descumprimento de medidas cautelares e irregularidades no uso da tornozeleira eletrônica durante a prisão domiciliar de Bolsonaro. O pedido partiu da Polícia Federal (PF) e contou com a concordância da Procuradoria-Geral da República.

Em 14 páginas de justificativa, Moraes citou a violação da tornozeleira e uma vigília organizada pelo senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, como elementos que reforçam a necessidade da prisão. Sobre o episódio da tornozeleira, o ministro destacou:

“Na audiência de custódia, realizada em 23 de novembro de 2025, Jair Messias Bolsonaro, novamente, confessou que inutilizou a ‘tornozeleira eletrônica’, com cometimento de falta grave, ostensivo descumprimento da medida cautelar e patente desrespeito à Justiça”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes em seu voto, em plenário virtual.

Ao apresentar seu posicionamento, Moraes defendeu a manutenção da prisão preventiva: “Voto no sentido de referendar a decisão de converter as medidas cautelares anteriormente impostas em prisão preventiva de Jair Messias Bolsonaro”. O ministro também ressaltou que a medida busca garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal:

“Não há dúvidas, portanto, sobre a necessidade da conversão da prisão domiciliar em prisão preventiva, em virtude da necessidade da garantia da ordem pública, para assegurar a aplicação da lei penal e do desrespeito às medidas cautelares anteriormente aplicadas”, disse Moraes.

Votarão no referendo da decisão os ministros Cármen Lúcia, Flávio Dino e Cristiano Zanin, enquanto o relator, Moraes, não participa da votação por ser autor da decisão original.

Compartilhe:

Leia também

Filho de Eliza Samudio propõe trocar pensão por paradeiro do corpo da mãeSegundo madrinha, jovem abriria mão de pensão do goleiro Bruno em troca de informações sobre localização dos restos mortais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Alexandre de Moraes vota para manter prisão de Bolsonaro: "Patente desrespeito à Justiça" | D'PontaNews